Muitos municípios de todos os tamanhos estão passando a transmitir sessões plenárias ao vivo através da internet.
Cada vez mais câmaras estão aderindo a transmissão, essa iniciativa amplia o acesso às sessões, garantindo que os cidadãos tenham acesso sem a necessidade de irem até as câmaras.
Qual a importância da transmissão?
Ter acesso às informações de atuação do governo, seja federa, estadual ou municipal, é um direito de todo cidadão. A gestão transparente, permite e incentiva a participação popular.
Isso ficou determinado através da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência.
A Lei da Transparência, determina que a disponibilização em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira. Já a Lei de Acesso à Informação, determina que sejam fornecidas informações públicas a qualquer cidadão através de solicitações sem apresentação de motivos.
O ponto principal de ambas, é que o governo tem o dever de incentivar a participação da população e oferecer meios de acesso à informação de forma proativa e transparente.
E como fazer a transmissão?
Atualmente existem diversos meios de realiza-las, seja através de redes sociais ou de infraestrutura própria, adquirida pela câmara. Vantagens e desvantagens? Transmitindo através de redes sociais ou canais de streaming, como You Tube, a câmara não tem o custo da infraestrutura e com a vantagem da popularidade das redes sociais. Uma desvantagem, a qualidade da transmissão. Devido ao fato de muitas vezes as transmissões serem feitas através de webcam ou smartphones, a qualidade do vídeo e áudio é inferior.
Transmitir sessões das câmaras ao vivo, é um grande passo para o aumento da transparência.