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A tecnologia tem facilitado os processos internos e a mantendo os membros da organização conectados. E, para contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento deste método, os órgãos públicos têm implementado o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). Essa funcionalidade é um sistema informatizado que tem como objetivo gerir processos e documentos tramitados na esfera pública. O GED também é responsável pelo controle da entrada e saída de documentos, além de garantir a segurança, transparência e eficiência dos processos.
O GED é um recurso utilizado para modernizar a gestão, facilitando não somente a rotina do servidor, mas, principalmente, do cidadão. E sabe como isso acontece? Pegamos o exemplo quando o munícipe utiliza o Sistema de Ouvidoria Online, ou seja, o cidadão quando aciona esse serviço, deseja realizar uma reclamação, denúncia, elogios e, principalmente, sugestões. Logo que ele abre a solicitação, é gerado um número de protocolo, em que o mesmo poderá acompanhar o status do serviço.
Quando pensamos em benefícios que o GED pode proporcionar na esfera pública, podemos ressaltar a integração de dados e informações entre os departamentos, possibilitando que o órgão elimine o uso do papel.
Está cada vez mais comum os órgãos adotarem este sistema, especialmente, pela mudança de cultura dos órgãos. Por isso, é essencial a análise dos processos internos e, em seguida, procurar uma empresa especializada quando o assunto é gestão pública. Conheça mais sobre o GED, conversando com algum de nossos consultores.