Tempo de leitura: 3min 53sec
Você já se perguntou como está a sua participação na vida política no seu município? Se a resposta for não, continue neste artigo que vamos falar sobre alguns conceitos. Bom, a participação na vida política nada mais é que um instrumento, um requisito e uma manifestação da democracia. Isso porque o regime de governo só será democrático se o povo, além de participar ativamente, for capaz de escolher seus representantes. Sabemos que o voto é a principal forma de exercício da democracia e da política, certo? Mas, sabia que, além do voto, é possível participar da política de outras formas?
Quer saber como? Confira abaixo os dados que levantamos:
• Participação eleitoral: o simples ato de votar, quer em eleições ou plebiscito;
• Participação em campanhas: participar ativamente em campanhas eleitorais;
• Participação em organizações políticas: ser membro ativo das atividades de um partido ou grupo, associação ou qualquer plataforma de caráter político;
• Participação em contato: contatar diretamente os representantes políticos e/ou os meios de comunicação para tratar de questões públicas (pedir audiências ou entrevistas, mandar mensagens, e-mails etc.);
• Participação protesto: expressar rechaço a uma determinada situação ou circunstância política, por exemplo, participar de manifestações.
Perceba, existem inúmeras formas para participar ativamente da política. Não importa de qual forma você vai usar, o que conta é o retorno e o bem comum do povo.
Agora que entendemos os tipos de participação política, queremos que você reflita? Você tem visto como os gestores municipais estão trabalhando e executando as promessas? Você acha que o portal do seu município está de acordo com o que você pensa? Sempre é muito importante analisar e cobrar os seus representantes.