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A gestão pública começou o segundo trimestre do ano com diversas tendências, quando o assunto é tecnologia nos processos. Quando analisamos que houve esse progresso no âmbito governamental, percebemos o quão tem sido importante a transformação digital e que as empresas de soluções inovadoras têm ganho espaço cada vez mais nesse mercado.
Por isso, quando as instituições públicas fazem a união de tecnologias com os objetivos estratégicos, os resultados são incríveis, pois são criadas oportunidades de expansão e os recursos são aprimorados.
Diante do que foi citado acima, analisamos algumas tendências de mercado na esfera pública, confira:
Documentos Digitais
Infelizmente, a burocracia sempre foi um termo associado aos serviços públicos. E muito disso se deve à adoção de processos manuais e baseados no uso de documentos físicos. Porém, esta vem se tornando cada vez mais remota com os documentos digitais. Sendo assim, os órgãos públicos têm expandido o número de serviços acessíveis virtualmente. Este ano, por exemplo, os usuários poderão fazer a Declaração de Imposto de Renda, a partir do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Além disso, já existem iniciativas voltadas para a adoção do formato digital em documentos pessoais, como:
- a CNH Digital;
- e-Título;
- Carteira de Trabalho Digital;
Assinatura Eletrônica e Digital
Outra tendência forte no setor público é adoção da Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica. Essas tecnologias já estão presentes em plataformas de serviços do governo, sendo indispensáveis para a sua solicitação online e para a utilização de funcionalidades específicas, que exigem a confirmação de identidade do cidadão.
Além de conferir mais segurança aos processos executados eletronicamente, ambas conferem validade jurídica a atos praticados de forma remota e com muito mais agilidade e economia — seja para o cidadão ou para o governo.
Automação de processos
Principalmente após a pandemia, o setor público também tem investido na automação de processos. Esta tendência pode ser facilmente verificada na prestação de serviços, especialmente, quando o munícipe solicita serviços, como corte de árvore, requerer algum documento, entre outros serviços.
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