Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos – SPED, é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.
Em julho de 2007 a Força Aérea Brasileira se interessou em participar do projeto e passou a chamá-lo dentro da aeronáutica de SIGADAER – Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica.
Este nome tem origem nas normas que o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivologia) elaborou chamada SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos). A intenção do projeto é implementar as normas do CONARQ para que o sistema se torne um SIGAD.
E quais são as principais características?
- Visa atender às normas do CONARQ;
- Desenvolvido sob arquitetura WEB;
- O sistema foi desenvolvido em parceria com o Exército e Aeronáutica;
- Código fonte do sistema sob domínio do Exército e Aeronáutica;
- Projeto em constante evolução;
- Arquitetura do sistema permite maior simplicidade e uso de poucos recursos de rede;
- Fluxo documental bem definido;
- Sistema parametrizado pela organização;
- Editor de texto próprio com caracteres especiais;
- Tramitação dos documentos digitalmente.