Tempo de leitura: 4min 03sec
Diário Oficial Eletrônico é mais um indício que a tecnologia está cada vez mais presente na gestão pública. Como sabemos, diariamente os órgãos publicam questões que foram tomadas e resolvidas naquele dia, assim como, leis, portarias, editais e nomeações, além disso, até poucos anos, essas divulgações eram feitas por meio de jornais impressos. Em meados dos anos 2000, as publicações passaram a online, proporcionando ao servidor público além da facilidade, uma redução de custo de até 90%. Outro ponto que podemos destacar com a acessibilidade das publicações, é de que os cidadãos ficaram a par do que aconteceu não só no seu município, mas também no estado a qual mora e no Brasil, por meio do Diário Oficial da União.
Um dos benefícios, além da redução de custo, é que a própria entidade produz e publica todas as edições, tendo total liberdade para divulgar, sem haver a necessidade de enviar e aguardar o material ser publicado. Um case que podemos destacar de atendimento, é a PM de Marumbi, conforme a imagem a seguir.
Logo que houve as primeiras edições online do Diário, em 2002, a Imprensa Nacional recebeu os atos por meio de um sistema de envio de documentos acionado por usuário previamente cadastrado e certificado digitalmente, o que garantiu a autenticidade dos documentos transmitidos. Desde então, o munícipe tem acesso livre e gratuito às publicações do Diário Oficial do seu município. A autenticidade é garantida por meio de uma assinatura digital com o padrão ICP-Brasil, que garante a autenticidade, integridade e confidencialidade dos documentos criptografados, dando legalidade jurídica à toda sua documentação.
Caso o órgão da sua cidade ainda publique de maneira impressa e tenha dúvidas de como migrar para o digital, preencha os dados abaixo que entraremos em contato.