Benefícios da Carta de Serviços ao Cidadão
Para o cidadão:
Clareza sobre a atividade e os serviços prestados pelos órgãos/entidades;
Serviços públicos disponibilizados de forma adequada às necessidades e expectativas dos seus públicos alvos;
Cidadãos com maiores condições de exigir e defender seus direitos.
Para o órgão ou entidade pública:
Direcionamento do órgão/entidade para a gestão por resultados;
Ganho em eficiência: economia de tempo e recursos;
Aproximação do órgão ou entidade aos seus públicos alvos e estímulo à gestão participativa;
Melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados;Confiabilidade e credibilidade à implementação de políticas públicas.
Para o servidor público:
Maior clareza na definição dos compromissos e resultados esperados da sua atuação, especialmente nos processos de atendimento ao público;
Maior significado ao seu trabalho, em função da maior visibilidade interna e externa do seu desempenho;
Maiores possibilidades de reconhecimento institucional da qualidade do desempenho profissional.